Ver o Papa em Roma , independentemente da sua religião, é parte importante da sua viagem para a Itália. Visitar o Vaticano e avistar Francisco, o papa mais popular dos últimos tempos, emociona e faz refletir os viajantes que estão a procura de história e fé. Algumas dicas de como e quando encontrar o papa, quando você vier ao Vaticano, poderá facilitar esse encontro.
Quando ver o papa em Roma
É importante saber que o papa é uma celebridade e, como tal, viaja muito para honrar os seus compromissos pelo mundo católico. Portanto, ele não estará em Roma todos os dias do ano e, mesmo estando, nem sempre vai dar o “ar da graça”. Um site atualizado fornece a agenda papal e lhe ajudará a programar uma visita à basílica de San Pietro com a bênção do papa. Aos domingos ele costuma celebrar a Santa Missa e às quartas-feiras faz uma breve audiência na praça San Pietro. Ver site do Vaticano
Como ver o papa em Roma
Sabendo os dias em que você poderá encontrá-lo, agora é necessário organizar um modo de participar desse santo encontro. As audiências com o papa são gratuitas, mas exigem uma reserva. No site clicar aqui, você poderá fazer o pedido para participar de uma delas. Após enviar o fax com os seus dados, será necessário retirar o convite no Vaticano um dia antes ou no mesmo dia da audiência, levando o seu documento e a cópia do fax enviado. O bilhete não é nominal.
Com o bilhete em mãos (e vestido apropriadamente!) no dia da audiência você terá acesso a um espaço da praça, onde ficam as cadeiras, de onde será possível ouvir as palavras do papa Francisco comodamente sentado.
O papa é pontual e antes de entrar ele dá uma volta pela praça com o papa móvel. Se você ficar próximo às barreiras que cercam o espaço da cerimônia, conseguirá ver o papa de perto. Geralmente, as crianças conseguem ser beijadas por ele.
A audiência é curta, com bênçãos e um pequeno sermão. Quem não conseguir os convites poderá acompanhá-la em pé, do lado de fora do cercado, ou através dos telões espalhados pela praça. Durante a cerimônia ou missa dos domingos não é possível entrar na basílica, que só estará disponível novamente ao público duas horas após o fim do evento.
Missa aos domingos em Roma
O bilhete para assistir a missa na praça San Pietro também é gratuito e reservado pelo site. Alguns eventos importantes, aqueles onde não é possível limitar a quantidade de espectadores na praça, não necessitam de reserva de bilhete. Todos assistirão a missa em pé.
Quando está na cidade, o papa, que também é arcebispo de Roma, celebra uma missa diariamente, para 50 pessoas, na Casa Santa Marta (uma pequena igreja no Vaticano). Vinte e cinco desses 50 lugares são dedicados aos visitantes que conseguem reservar um lugar nessa exclusiva celebração.
Conseguir participar de uma missa tão exclusiva é bastante difícil, pois são milhares de pedidos que chegam semanalmente. Quando o pedido para participar da missa é acolhido, o requerente deve aceitar o dia que lhe foi disponibilizado. Para concorrer a um lugar na missa da Casa Santa Marta, deve-se enviar uma carta por correio a: Segreteria di Sua Santità Francesco, Casa Santa Marta, 00120 Città del Vaticano e esperar a resposta.
Como obter a benção privada do Papa
Quem quiser ainda, além de ver o papa em Roma, obter a sua bênção documentada, poderá solicitá-la dirigindo-se, diretamente, a Elemosineria Apostolica, dentro do Vaticano; basta entrar do lado direito das colunas da praça San Pietro, pela entrada Sant’Anna, de segunda a sábado, das 9 às 12 horas. Outra forma é mandar uma carta à Elemosineria Apostolica, Ufficio pergamene – 00120 Città del Vaticano ou um fax para 06.698.831.32.
Modelo de pedido:
Somente ocasiões especiais pressupõem um documento como esse, além de celebrações eucarísticas limitadas aos sacerdotes, padres e arcebispos .
Em caso de casamento, batismo ou primeira comunhão também será possível requerer a bênção do papa. O documento é gratuito, mas o custo da sua produção e envio fica a cargo do requerente e vai de € 25 a € 50. Esse dinheiro será doado à caridade.