Lucca o que visitar: dicas para um dia de viagem
Se você tiver só um dia em Lucca e quiser conhecer a cidade e seus principais monumentos, leia e viage comigo. Das numerosas cidades para se visitar na Toscana, Lucca é aquela que conserva o maior número de resquícios da passagem dos antigos romanos em seu território, ocupada pelos romanos no início da conquista da penísula itálica, foi sede de controle militar e para se dar conta disso, basta observar sua muralha (construída anteriormente àquela atualmente visível) e vias, que são dispostas em base ao esquema urbano romano; estradas diretas que se encontram formando um ângulo reto, criando bairros ordinados. A partir da era medieval, o que caracterizou Lucca foi a sua produção de seda, que a transformou em uma das mais importantes cidades comerciais toscanas naquela época. Hoje Lucca è uma cidade pacata e pequena, basta um dia para poder desfrutar das suas principais atrações.
Saindo da estação ferroviária de Lucca, é possível ver a sua antiga muralha, de aproximadamente 4 km de extensão, em excelente estado de conservação e em meio a muito verde e árvores seculares, é o passeio público da cidade onde muitos luccheses vão para se exercitar e andar de bicicleta. Caso você queira conhecer a cidade pedalando, o que é uma ótima ideia, junto à muralha existe uma ciclovia e os negócios de aluguel de bike estão por toda a cidade. Desaconselho a loja perto da estação ferroviária, super cara, em alternativa, pagando € 3 a hora você pode alugar uma bicicleta no punto bici. www.puntobici.lucca.it
A atração mais próxima à estação é a catedral de San Martino, o duomo de Lucca. É uma construção do século XIII, com obras importantes em seu interior, como A última ceia, de Jacobo Tintoretto, e o famoso monumento fúnebre Ilaria del Carreto, de Jacobo della Quercia, encomendado por Paolo Guinigi, importante senhor de Lucca que dedicou a obra à sua mulher, falecida a apenas 25 anos de idade, mas o túmulo não contém mais o corpo da jovem Illaria.
A poucos passos, você encontrará outra praça importante de Lucca: a Piazza San Michele, que tem sua base construída sobre o antigo foro romano, outro resquício do período romano. A praça abriga a igreja San Michele in Foro, que chama atenção por sua fachada em mármore, que expõe uma mistura de esculturas onde é possível identificar desde a imagem de Garibaldi e do Papa Pio IX, a desenhos de caçadores em ação, passando pela colossal estátua do anjo Miguel em seu topo. Próximo à praça San Michele, cruza a via comercial mais importante da cidade, Fillungo. É o shopping time!
Do Fillungo, prossiga verso o centro da cidade, onde você poderá visitar a Piazza dell’Anfiteatro em forma etílica, foi construída sobre as bases de um antigo anfiteatro romano (anfiteatro faz sempre referência aos antigos teatros romanos, como o coliseu). No decorrer da sua existência, essa praça hospedou um cárcere e também foi depósito de sal, depois foi completamente reformada, transformando-se na principal atração da cidade. Aqui tem bares, restaurantes e lojas de souveniers. Trata-se do típico ponto turístico a ser desfrutado como típico turista: aperitivo time, mesmo pagando a mais.
Após a Piazza dell’Anfiteatro, a atração mais próxima é a torre Guinigi (lembram? O tal que mandou construir o túmulo para a esposa na catedral de San Martino…). Em cima da torre, um inusitado jardim com grandes árvores. A construção pertencia à família Guingi. Lucca, na época medieval, possuía em torno de 250 torres como essa, mas, infelizmente, a Guinigi foi a única que restou. A entrada custa € 4 euros e você terá que subir 230 degraus para apreciar o jardim suspenso e o panorama da cidade visto lá de cima.
Lucca oferece ainda outras tantas atrações para serem visitadas, como a Pinacoteca Nazionale, para quem gosta de arte e pode aproveitar a cidade por mais de um dia. Outra opção é, simplesmente, passear pelo centro histórico da cidade ou jantar na praça do Anfiteatro, para desacelerar a visita. Quer experimentar algo gostoso preparado pelo luccheses? O buccellato, é um pão com uvas passas, bem saboroso, típico de Lucca.