Como visitar Siena em um dia? Das muitas maravilhosas cidades que é possível visitar na Toscana, Siena está entre aquelas mais conhecidas em todo o mundo. Rica em arte e história, caracteriza-se também pelas suas tradições: a mais famosa é representada pelo Palio de Siena, evento celebrado nos meses de julho e agosto. Siena está no centro do território toscano e é possível chegar lá tanto de carro quanto de trem. Além disso, diversas empresas de turismo organizam excursões para a cidade. Antes de organizar a sua viagem para Siena é importante saber que no centro da cidade só é possível passear a pé ou de transporte público (o tráfego é proibido para carros particulares). A estação ferroviária é fora da cidade, mas é possível chegar ao centro de Siena tranquilamente com os diversos ônibus que param na frente da estação. Em apenas um dia de tour por Siena não é possível ver a cidade em todos os seus detalhes, mas é suficiente para não perder os seus principais tesouros.
O lugar mais famoso de Siena é a Piazza del Campo, que se diferencia pela seu formato de concha e pela cor de barro (devido ao pavimento realizado em tijolinhos). Essa praça é palco do Palio de Siena, manifestação milenar representada por jogos entre os distritos (contrade) de Siena e que aconteciam para comemorar os santos padroeiros ou batalhas vencidas. Hoje, o Palio consiste num desfile e posterior disputa de cavalos com apostas e muita torcida. Os seneses levam muito a sério o Palio e durante os dias de festa, que duram praticamente um mês inteiro, vê-se ruas lotadas, personagens caracterizados e aquela sensação de voltar ao período medieval.
Chegando à praça del Campo, é possível admirar a Fonte Gaia (uma cópia em mármore Carrara da fonte original, construida em 1346) e o Palazzo Comunale, onde estão o Museu Cívico da cidade e a Torre del Mangia. Do alto da torre, é possível aproveitar um panorama único de Siena, graças aos seus 87 metros de altura. São quase 400 degraus em subida bem estreita para chegar ao topo, mas a vista vale a pena. Se pretende visitar mais de uma atração na cidade, aconselho comprar um ingresso combinado, chamado Opa Si Pass, que permite, durante três dias, visitar a cripta, o battistero, Duomo, museo dell’opera do Duomo e o terraço panorâmico do Facciatone. O bilhete custa €12.
Outra lugar que merece uma visita é a Piazza del Duomo; fabulosa pela presença da catedral, com seu interior cheio de arte e pela cripta que a compõe. A catedral de Santa Maria Assunta é um exemplo do estilo gótico-romano italiano e consiste em uma construção imponente, caracterizada pela utilização do mármore branco e verde-escuro. No seu interior, encontram-se obras de artistas como Donatello, Bernini, Pinturicchio e Michelangelo. Ali ainda há um pavimento que abriga 56 quadros e que trazem cenas desenhadas diretamente no mármore. Quanto à cripta, hospeda afrescos provenientes da escola senese do séculoXIII, representando tanto o velho quanto o novo testamento.
Imperdível também é o Battistero di San Giovanni, localizado na praça com o mesmo nome, obra do século XIV, tem como detalhes mais importantes os afrescos no seu interior e a Fonte Battesilame, onde trabalharam quatro escultores famosos da época. Uma verdadeira obra de arte em conjunto!
Se você não for visitar Siena em um dia e for amante de arte, a Pinacoteca Nazionale é um lugar imperdível. No seu interior é possível admirar, entre diversas obras de artistas nacionalmente conhecidos, a inconfundível espada de São Jorge. O ingresso custa €4, sendo gratuito no primeiro domingo do mês.
Ainda tem a Piazza del Mercato, atrás da Piazza del Campo, para quem quiser levar para casa produtos regionais. No passado, essa praça era ponto de comercialização de animais e hoje se transformou em mercado de alimentos, às sextas-feiras.
Para finalizar o passeio por Siena, vale dar um giro pelo seu pequeno centro, admirando seus maravilhosos edifícios medievais.
Visitar Siena em um dia, dicas de onde comer
Visitar Siena em um dia pode ser fácil porque a cidade é bem concentrada, mas é melhor ter em mãos dicas de onde comer para economizar tempo na escolha dos locais mais apreciados por seneses e turistas. Vamos lá:
Na via Termini,91, está a Fiaschetteria Il Pulcino. È uma tratoria simples e gostosa bem próxima à Piazza del Campo.
Quem gosta de tripa (sim, aqui è prato típico!), pode experimentar a tripa senese no Da Trombicche, em via delle Terme ,66. Nessa tratoria tem outras especialidades regionais e muito vinho bom.
Em via del Porrione, 33, atrás da Piazza del Campo, a Osteria Le Logge, um pouquinho mais cara que as demais, tem uma excelente seleção de vinhos, visto que o propietário é também dono de uma empresa agrícola local e enólogo.
Se quiserem um aperitivo ou simplesmente um mix de salames e queijos local regado a muito vinho, em via Pantaneto, angolo Via Magalotti tem a famosa La prosciutteria, sucesso em Florença, encontra-se também em Siena.
Para esticar a noitada, no Cacio & Pere, em via di Termini,70, tem aperitivo barato e música ao vivo. Para se despedir de Siena, um passeio noturno pelos monumentos iluminados.