Itinerários e atrações de Roma
Monumento que está entre as mais grandiosas atrações de Roma, o castelo Sant’ Angelo faz parte do contexto da cidade há aproximadamente dois milênios. Mausoléu do Imperador Adriano,hoje está em meio ao burburinho do tráfego romano, e seus altos muros são imediatamente visíveis quando abandonamos a basílica de São Pedro. Na verdade, o castelo Sant’ Angelo tem uma relação íntima com o Vaticano e para aproveitar bem o passeio vale a pena conhecer essa história.
Atrações de Roma com entrada gratuita
Escolhi o final da tarde para entrar no castelo, assim poderia vê-lo durante o dia e durante a noite, e ainda aproveitar um aperitivo lá dentro. Por ser o primeiro domingo do mês, a entrada era gratuita (paga-se €11,50 em dias normais); peguei uma fila básica, mas em menos de 20 minutos estava dentro do castelo. O que dizer? O primeiro impacto é a imponência da construção; no andar de baixo se está praticamente fora da estrutura, mas aos pés do castelo. Subi algumas escadas e alcancei um corredor circular, ao ar livre, que contorna todo o monumento.
Neste lugar existiu uma fortaleza, por isso, nas extremidades, vê-se pontos de defesa do castelo e alguns canhões adormecidos. Em cada canto é possível olhar a cidade por diferentes ângulos.
Outro pequeno lance de escadas e cheguei em quartos construídos dentro do castelo e que hoje dão lugar a salas com exposições de quadros e esculturas. Entre uma sala e outra, e mais alguns pequenos lances de escadas do que se tornou quase que um labirinto medieval, caminhei em direção ao terraço, mas antes me detive em uma sala toda afrescada, usada pelos papas quando ali moravam. A partir daí, me preparei para chegar ao topo e, à medida em que subia, janelas e fissuras com grades revelavam ângulos maravilhosos de Roma (e todo mundo quer tirar uma foto, engarrafando a passagem).
Na “laje” do monumento, 360 graus de vista panorâmica de Roma. Para mim, a melhor vista! Cheguei no terraço com a noite. O lugar é pequeno, cerca 100 metros quadrados, e a céu aberto; é o recinto do anjo Miguel, que vemos de longe sobre o castelo e que agora está bem pertinho. Lugar para contemplação e fotos maravilhosas. Roma é toda sua!
O Castelo Sant’ Angelo é tão maravilhoso que tem até um bar dentro (adoro monumentos com bar dentro!). Depois de girar por todo o castelo, não tem nada melhor do que sentar, tomar um vinho e apreciar a paisagem que o castelo oferece. É um delicioso bar/restaurante com preços bem razoáveis. Dá tranquilamente para almoçar ou jantar, mas o restaurante fecha às 19h.
Atrações de Roma: a história do Castelo Sant’ Angelo.
Um resumo da história desse castelo que, com toda certeza, deve fazer parte da sua viagem a Roma: foi construído durante os anos de 123 d.C. a 139 d.C. como tumba do imperador Adriano. Com o enfraquecimento do império, Roma passou a ser constantemente invadida e o mausoléu de Adriano se mostrou útil como posto de proteção, já que estava inserido no muro de defesa da cidade, fazendo parte da muralha aureliana. Somente a partir do século XII foi denominado castelo, sendo, em seguida, dedicado ao arcanjo Miguel (anjo muito em moda na Idade Média). Dentro do castelo foi construído um corredor ligando-o ao Vaticano e, em 1367, as chaves do monumento foram entregues ao Papa Urbano V. A partir daí o Castelo Sant’ Angelo passou a se relacionar intimamente com a vida dos papas, sendo usado como residência e refúgio em momentos de perigo. O monumento foi modificado diversas vezes durante a sua existência. Ademais, graças à resistência da sua construção, foi utilizado para esconder os tesouros do Vaticano e também como prisão.