Conhecer as Cinco Terras italianas é testemunhar o gentil convívio humano em terras ríspidas e quase inóspitas. Tratam-se de pequenos burgos localizados em colinas acidentadas, onde, desde a Idade Média até os dias atuais, os habitantes conseguem desfrutar dos recursos naturais da região com grande habilidade, adaptando-os de forma a possibilitar tanto a moradia quanto a plantação de uvas e azeitonas. Essa harmoniosa combinação fez com que as Cinco Terras fossem declaradas patrimônio da humanidade, e é essa contínua e pacífica convivência que você irá encontrar quando visitar os quase dez quilômetros desse pedacinho da costa italiana.
As principais atrações das Cinco Terras
A principal atração dessa riviera é percorrê-la conhecendo cada ângulo de suas paisagens. A chegada, por si só, já é um espetáculo, pois é preciso, com o trem, percorrer os altos e baixos das colinas que desenham a costa até chegar em cada uma das cidades. Por outro lado, chegando de barco, tem-se a visão panorâmica de todo o povoado onde se está por aportar.
Outro modo de desbravar as Cinco Terras é percorrer as trilhas que ligam uma cidade à outra e os penhascos sinuosos (mas seguros!) paralelos à costa, que mostram, a cada passo, paisagens deslumbrantes, mirantes e pequenos bares para um pit stop no alto da riviera. Entre as trilhas mais conhecidas estão a Via dell’Amore e a Sentiero Azzuro (esta última liga todos os burgos das Cinco Terras em cerca de cinco horas de caminhada).
Algumas cidades ,Vernazza por exemplo, podem ainda lhe oferecer outra espetacular experiência: subir as estreitas escadas que levam ao topo da cidade para conhecer mais de perto a arquitetura das coloridas casas que foram construídas ao longo da montanha, bem como observar o aterramento para a plantação dos vinhais montanha acima.
Como em boa parte do litoral da Itália, aqui também nem sempre mar significa banho e biquíni, mas apenas a paisagem marítima (o que já é um bom motivo para você visitar a Riviera Lígure). Vindo durante o verão, você poderá curtir um banho num mar límpido e colorido, mas leve em consideração que são praias de águas frias e repletas de pedras, o que exige redobrada atenção ao mergulhar. Na cidade de Monterosso encontra-se o mar mais favorável ao banho, com praias com faixas de areia mais largas e águas mais tranquilas, sem os característicos paredões de pedras.
As cidades das Cinco Terras:
Monterosso – a mais populosa entre elas. Oferece a maior variedade e qualidade de hotéis, lojas e estabelecimentos balneários. Com certeza é o melhor local para aproveitar a praia.
Vernazza – é o burgo mais conhecido entre os cinco. No verão, a praça da cidade, localizada à beira do mar, enche-se de turistas, que ali mesmo tomam banho e se bronzeiam. Discretamente posicionada em um ângulo da praça, está localizada a escada que leva até o topo do burgo. São dez minutos de subida íngreme e estreita por um caminho que revela ao aventureiro toda a beleza do local.
Corniglia – o menor e mais reservado burgo das Cinco Terras, além de ser o mais antigo. O isolamento deste povoado deve-se à sua inacessibilidade através do mar, desvantagem que lhe dá uma atmosfera ainda mais encantadora de cidade antiga.
Manarola – o melhor panorama de Manarola, das casas e do colorido da cidade , você vai ter percorrendo a mais famosa trilha das Cinco Terras, a Via dell’Amore, com um quilômetro de caminhada à beira-mar que liga Manarola a Riomaggiore . É imperdível!
Riomaggiore – localizada na outra extremidade das Cinco Terras, apresentam as peculiares construções urbanística sobre as rochas. Subir e descer os seus becos é desfrutar do cotidiano dos habitantes que não abandonaram a beleza e a tranquilidade dessa região.
Como chegar nas Cinco Terras
Certamente a melhor opção para chegar até as Cinco Terras é com uma excursão organizada que te deixa diretamente no povoado, com conforto e eliminando todo o tempo que se perde nos transbordos. Veja aqui uma sugestão de tour para as Cinco Terras.
Para quem está organizando o passeio sozinho , com a linha ferroviária italiana chega-se a cada um dos burgos, em pleno centro da cidade. Partindo da estação da La Spezia, a melhor interligada com as principais estações de trem da Itália, em um ponto de informações, você poderá comprar o mapa e um cartão multiserviço Cinque Terre card, que lhe permitirá, durante 24 horas, acessar todos os trens e ônibus da região, usar os banheiros, entrar nas trilhas e utilizar o wi-fi em pontos específicos. O cartão custa € 16 e costuma valer a pena para quem faz um dia de viagem pelas Cinco Terras. Ao embarcar, uma boa dica é sentar-se no lado da vista para o mar, assim você poderá observar o percurso do trem pelos penhascos e galerias, com a impressão de quase tocar o mar.
Outro modo de chegar às Cinco Terras é através de barcos, que percorrem toda a costa fazendo paradas em cada uma das cidades. O serviço não funciona de outubro a abril, mas durante a primavera e o verão dá para aproveitar o visual da costa e o os ares do mar. Uma boa opção é mesclar os dois tipos de meios de transportes e desfrutar de todas as vistas que essa riviera pode oferecer.
Ir de carro será mais trabalhoso, visto a dificuldade de estacionamentos e a impossibilidade de circular dentro dos burgos com seu automóvel, o que faz com que os visitantes tenham que percorrer longos trechos até o local onde deixou o carro, no alto da colina ou na cidade de Monterosso.
Onde comer nas Cinco Terras
Chegando nas Cinco Terras aproveite para saborear as delícias frescas da região. Lá um dos pratos mais típicos é o pesto, de origem Lígure, além dos frutos do mar, pescados a poucos metros de onde serão consumidos.
Deixo algumas dicas que podem servir para encurtar a procura:
A piè de mà é uma enoteca e restaurante econômico e de qualidade, localizado na Via dell’Amore”, em Riomaggiore. Seu ponte forte é o terraço, onde você pode desfrutar da vista e, eventualmente, de uma boa música ao vivo.
Para economizar comendo bem, basta passar na “La Cambusa em Manarola” e experimentar as pizzas e focaccias feitas na hora.
Quem quiser jantar e conhecer o que tem de mais genuíno na região vai ao Gambero Rosso, em Vernazza. Um restaurante de gestão familiar que oferece pratos típicos da culinária local.